A importância do escoramento

15 maio 2018 / Por: Equipe FIXO

Escoramentos são amparos colocados na forma para que aguentem sua própria carga de peso até que o concreto esteja completamente resistente, assegurando uma perfeita acomodação da concretagem. Pode ser utilizado também como sistema de suporte para alguns equipamentos da construção. É um fator extremamente importante por trazer a segurança necessária para sua construção civil.

Obrigatoriamente precisam de escoramento todas as formas para concreto que não estejam diretamente sustentadas sobre outra estrutura existente ou sobre o solo. O tempo necessário de escoramento depende das características de cada projeto, podendo variar de acordo com o clima, uso de outros elementos na obra, entre outros.

A escora metálica é o escoramento mais tradicional e mais utilizado na construção civil, varia basicamente em função de suas medidas, altura de trabalho e capacidade de carga. É composto por dois tubos de diâmetros diferentes que se encaixam telescopicamente para se ajustarem conforme a altura a ser atingida. O tubo mais fino, também chamado de “flauta”, por ter furação a cada 15cm (quinze centímetros) é responsável pelo ajuste grosso da altura; o tubo com diâmetro maior, possui uma placa de base na parte inferior apoiada no solo e um copo com rosca na parte superior que se une com a flauta. Esse copo com rosca é responsável pelo milimétrico da altura da escora.

As torres tubulares de encaixe rápido são compostas por quadros tubulares verticais contraventados por diagonais em “x”, assim o conjunto formado por dois quadros e duas diagonais compõe um módulo da torre de escoramento.

Atualmente, o mercado tem adotado o emprego dos andaimes multidirecionais com sistema de encaixe através de rosetas de travamento, mais conhecido internacionalmente por “ring-lock”. Os andaimes multidirecionais tem capacidade de carga superior às torres tubulares de encaixe e são fabricados com aço de alta resistência, recebendo tratamento anticorrosivo e galvanização a fogo.

O escoramento na FIXO EQUIPAMENTOS

Quem está pensando em reformar quer escolher as melhores práticas do mercado da construção civil. A segurança é um quesito fundamental para o sucesso da obra. Além disso, o orçamento financeiro é outro critério muito bem avaliado e acompanhado por todos.

As escoras metálicas apresentam um excelente custo-benefício, pois são montadas com agilidade e facilidade, acarretando na redução da mão de obra e no tempo de execução das atividades. O canteiro deve ser limpo e organizado, ser nivelado, compacto e firme para evitar qualquer tipo de deslizamento ou problemas com as chuvas. Os projetos de escoramento só podem ser feitos por engenheiros e arquitetos devidamente habilitados.

Para conhecer mais sobre nossa equipe e produtos, clique aqui!

 

 




© 2018 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!