Balancim: Dicas e cuidados

27 Março 2018 / Por: Equipe FIXO

O Balancim tem como sua função na construção civil, a de ser uma plataforma de suspensão utilizada para trabalhos de construção e manutenção em fachadas de edifícios. Eles nada mais são do que andaimes suspensos, que podem ser elétricos ou manuais, bastante utilizados na construção civil para reformas, limpezas, acabamentos de fachadas e outros reparos.Apesar de ser muito conhecido pelos profissionais do setor, o balancim demanda certas precauções para sua perfeita utilização

Segurança é algo essencial em qualquer canteiro de obras. Além de tomar cuidados como otimizar custos com aluguel de equipamentos, armazenar corretamente os materiais e estar atento aos regulamentos que regem uma construção, é de extrema importância adequar os espaços e os procedimentos no objetivo de oferecer um local seguro para todos os trabalhadores. Fique ligado nestas dicas:

1- Organize a sua obra

A forma mais simples de evitar acidentes é deixar o canteiro de obras o mais organizado possível. Uma obra sem organização é um convite ao risco de acidentes.

2- Certifique-se de que os trabalhadores estão usando EPI’s.

Os equipamentos de segurança individuais são fundamentais em qualquer obra. Seja ela grande ou pequena. Por isso, é muito importante se certificar de que eles estão sendo usados todos os dias por todos os trabalhadores.

3- Invista em uma equipe treinada.

Uma das melhores e mais eficazes formas de evitar acidentes de trabalho é ter uma equipe treinada. Invista na capacitação dos trabalhadores com cursos profissionalizantes técnicos.

DETALHES DE SEGURANÇA PARA O USO DO BALANCIM

Para os andaimes suspensos mecânicos (balancins), a montagem também deve ser precedida de projeto realizado por profissional legalmente habilitado, que observará os pontos de fixação, estrutura de suporte e outros detalhes. O mesmo vale para a sustentação da cadeirinha suspensa.

Os andaimes suspensos de catraca, conhecidos também como balancim duplo pesado, continuam podendo ser utilizados. Porém desde 2015 está proibido o uso do andaime suspenso de catraca em prédios com mais de 8 pavimentos.

Antes de qualquer escolha, atente-se para o projeto e o seu planejamento. Só aí então, escolha o fornecedor, prestando atenção se ele atende as exigências da norma NR-18. isso sem dúvida evitará acidentes e contratempos.

Para ver mais dicas, acesse o blog da Fixo e para ver os nossos produtos, acesse: http://fixoequipamentos.com.br/produtos/




© 2018 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!