Balancim elétrico: Como usar?

6 março 2018 / Por: Equipe FIXO

O balancim elétrico, também conhecido como andaime suspenso motorizado, é uma plataforma elevada que funciona por meio de guinchos elétricos e cabos de aço. Normalmente é utilizado na execução de serviços na área externa de prédios, como reparos na fachada, acabamento e pintura, aplicação de esquadrias e vidros, limpeza e manutenção. Seu uso pode significar ganho de produtividade para a realização de serviços que exigem mais velocidade de movimentação.

Em geral, balancins elétricos possuem plataformas de alumínio moduláveis de 1 m a 8 m de comprimento e largura de 70 cm, suportam até 500 kg e apresentam velocidade vertical de até 9 m/min. Normalmente, a altura do guarda-corpo frontal é de 60 cm e o da parte de trás tem até 1,20 m, mas as especificações variam entre os fabricantes.

Além da velocidade, o andaime elétrico possui outras vantagens: trabalha com cabos secos e galvanizados, que tornam a utilização mais limpa; a montagem dos pontos de fixação e das plataformas é mais prática, pois as chapas de alumínio diminuem a carga de contrapeso; as vigas são retráteis e facilitam o acesso aos prédios pelos elevadores convencionais; não exige esforço físico do operador na subida e na descida do equipamento.

Os cuidados com a montagem do balancim devem começar no projeto arquitetônico, quando é possível verificar se foram previstos locais adequados para fixar a estrutura de sustentação na cobertura – visando, inclusive, a manutenção do prédio.

Balancim elétrico na Fixo Equipamentos

Na Fixo Equipamentos, o balancim é dotado de caixa de comando central com botão de emergência, limitador de inclinação da plataforma e dispositivo automático de fim de curso. O balancim elétrico é fornecido com quatro cabos de aço por conjunto, sendo dois principais de acionamento e percurso e dois secundários, ligados ao dispositivo anti-queda – blockstop.

Ele pode ser fixado em perfis metálicos, afastadores ou trolleys e sua utilização deve ser precedida de cálculo, projeto e art elaborados por profissional legalmente habilitado.

Os equipamentos da fixo são testados e certificados por órgãos técnicos de credibilidade e reputação como IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP – São Paulo e UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conheça mais sobre nossos produtos e equipe no nosso blog, clique aqui!

 




© 2018 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!