Balancim Manual X Balancim Elétrico: Diferenças fundamentais

10 outubro 2017 / Por: Equipe FIXO

O Balancim é uma plataforma de suspensão por cabos de aço utilizada para trabalhos de construção e manutenção em fachadas de edifícios e demais lugares mais altos. São bastante usados na construção civil para reformas, limpezas, acabamentos e outros reparos. Eles nada mais são do que andaimes suspensos, podendo ser balancim manual ou elétrico.

Balancim manual e elétrico: Utilizações

Balancim elétrico, também conhecido como andaime suspenso motorizado, é o equipamento de acesso mais indicado para trabalhos de pintura e restauração em fachadas de edifícios, empenas cegas e em locais sem saídas regulares para os trabalhos em grandes alturas. Utilizado nos trabalhos de construção civil em geral, esse tipo de equipamento é composto por vigas metálicas de sustentação, cabos de aço e estrutura com plataforma de trabalho com piso antiderrapante. Dois ou três guinchos motorizados instalados nas cabeceiras são responsáveis pela movimentação vertical.

O balancim manual, por sua vez, é um equipamento de movimentação vertical com acionamento manual dotado de uma plataforma suspensa com capacidade de carga total de 300 kgf e comprimentos variáveis de metro em metro até o máximo de seis metros. Assim como o elétrico, é composto de quatro cabos de aço, sendo dois de movimentação dos guinchos de elevação e dois atuando na trava de segurança. Recebe a denominação de balancim de cabo passante porque diferentemente dos balancins antigos, o cabo de aço não se armazena no tambor, proporcionando esforço uniforme do operador do inicio ao fim dos trabalhos com consequente aumento de produtividade.

As maiores vantagens do balancim elétrico são o alcance, já que a plataforma de trabalho tem até oito metros de comprimento e opera numa velocidade de deslocamento de oito metros por minuto, enquanto a plataforma do balancim manual atinge a altura máxima de seis metros, e a otimização do tempo, pois os operadores se deslocam rapidamente e com segurança enquanto trabalham. Além disso, é muito versátil e pode ser acionado manualmente, caso falte energia.

A FIXO Equipamentos fornece os melhores tipos de balancim para sua obra. Vem conferir!




© 2017 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!