Bandejas de proteção secundárias da Fixo

Dicas para a locação de equipamentos
1 Maio 2018 / Por: Equipe FIXO

A Bandeja de proteção é um dispositivo de segurança obrigatório previsto na NR 18 que tem como função a proteção coletiva contra quedas de alturas tanto de pessoas como de materiais nas obras de construção civil. A bandeja de proteção é obrigatória em todas as obras de edificações com mais de 4 pavimentos, conforme a norma regulamentadora nº 18.

As bandejas podem ser do tipo principal ou secundárias. A bandeja principal deve estar localizada na primeira laje, na altura do primeiro pé-direito acima do nível do terreno, possuir dimensões mínimas de 2,50m de balanço em relação à face externa da construção e ser complementada com um elemento de 0,80m de comprimento fixada a 45º na extremidade da plataforma. Em edificações em que os pavimentos mais altos forem recuados em relação à base, a primeira laje a ser considerada para colocação da plataforma principal é a do corpo recuado. As bandejas secundárias são instaladas a cada três lajes, tendo como mínimo 1,40m de balanço, e são complementadas por faixas de 0,80m fixadas a 45º nas bordas da plataforma.

Obras de edifícios com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente devem, obrigatoriamente, instalar plataformas de proteção. As bandejas de proteção são, normalmente, fixadas nas faces externas das vigas com ganchos. Essas estruturas servem para impedir que objetos ou pedaços de entulho alcancem o chão em caso de queda, colocando em risco pedestres e veículos que circulam próximos à obra. Também conhecida como bandeja de proteção secundária, é afixada acima do aparalixo, que fica no primeiro pavimento, a cada 3 pavimentos edificados ou enquanto estas áreas não estiverem fechadas por paredes.

As bandejas de proteção, incluindo sua estrutura de apoio, podem ser de madeira ou metálicas. O fechamento pode, ainda, ser feito com telas. A norma exige que sejam feitas com material resistente e que não sejam sobrecarregadas. Edifícios com pavimentos no subsolo também precisam de plataformas de proteção adicionais, instaladas a cada duas lajes em direção ao subsolo. Isso tudo levando em consideração, ainda, que todo o perímetro da edificação deve ser fechado com telas a partir da plataforma principal. A tela serve como barreira à queda de materiais e ferramentas e é instalada entre a extremidade das duas bandejas e só pode ser retirada juntamente com as mesmas.

AS BANDEJAS DE PROTEÇÃO SECUNDÁRIAS DA FIXO

As bandejas de proteção da FIXO Equipamentos são fabricadas dentro das normas NR18 com 1,40m em balanço horizontal e complemento de 0,80m, inclinadas a 45º. São estruturas tubulares, compostas de quadros de encaixe rápido, tubos, braçadeiras, treliças tipo escada, vigas metálicas e pranchões ou placas de compensado. São montados e fixados no entorno das construções, proporcionando assim uma estrutura de proteção secundária ao aparalixo.

Reiteramos que a instalação da bandeja de proteção secundária é obrigatória e na FIXO Equipamentos se atende a norma reguladora NR-18, que exige a intervenção de um profissional legalmente habilitado para instalação e avaliação das cargas atuantes e as resistências dos materiais. Saiba mais sobre nossos produtos e serviços! Clique aqui!




© 2018 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!