Detalhes de segurança para o uso do Balancim

detalhes
15 junho 2017 / Por: Equipe FIXO

A norma NR-18 prevê que os andaimes tenham sua estrutura de sustentação e fixação dimensionada por um profissional legalmente habilitado. Normalmente, os acidentes com este tipo de equipamento acontecem quando a estrutura não suporta as cargas. Portanto, antes de mais nada, atente-se aos detalhes do planejamento.

A montagem deve acontecer após uma elaboração própria de um projeto que deve ter especificações da maneira mais segura de montar o equipamento.

De acordo com o item 18.15.2.2 é obrigatória a identificação das peças dos andaimes com gravação de forma aparente e indelével do fabricante e/ou locador, referência do tipo, lote e ano de fabricação.

Dessa forma, a identificação contida nos tubos, painéis, pisos e guarda-corpo possibilitará o rastreamento do fabricante ou locador.

É obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista com duplo talabarte, que tenha ganchos de abertura mínima de 50 mm e dupla trava de segurança. Além disso, são necessárias ferramentas manuais e com amarração que impeça a queda acidental.

A regra que diz que as torres de andaimes não podem ultrapassar em altura 4 vezes a menor dimensão da base de apoio quando não estaiadas, continuam em vigor.

Esta regra é de extrema importância e deve ser seguida pelo locador e/ou fornecedor. Quando os andaimes forem instalados próximos à rede elétrica, a concessionária de energia deverá ser acionada a fim de orientar a distância e os cuidados a serem tomados.

Especificações e detalhes de segurança para o uso do balancim

Para os andaimes suspensos mecânicos (balancins), a montagem também deve ser precedida de projeto realizado por profissional legalmente habilitado, que observará os pontos de fixação, estrutura de suporte e outros detalhes. O mesmo vale para a sustentação da cadeirinha suspensa.

Os andaimes suspensos de catraca, conhecidos também como balancim duplo pesado, continuam podendo ser utilizados. Porém desde 2015 está proibido o uso do andaime suspenso de catraca em prédios com mais de 8 pavimentos.

Antes de qualquer escolha, atente-se para o projeto e o seu planejamento. Só aí então, escolha o fornecedor, prestando atenção se ele atende as exigências da norma NR-18. isso sem dúvida evitará acidentes e contratempos.

Para ver mais dicas, acesse o blog da Fixo e para ver os nossos produtos, acesse: http://fixoequipamentos.com.br/produtos/

 




© 2017 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!