Industrialização da construção civil: desafios e oportunidades

28 setembro 2017 / Por: Equipe FIXO

Com o avanço da tecnologia e a normalização e padronização de materiais, métodos que asseguram mais agilidade, economia e sustentabilidade começaram a surgir no mercado, tornando a utilização de pré-fabricados mais segura e viável. Com isso, a industrialização na construção civil não é mais uma mera possibilidade, mas sim uma realidade.

É através do modelo de fabricação, desenvolvido na indústria com controle de qualidade mais rigoroso, que os materiais pré-fabricados se diferenciam dos pré-moldados. Pensando nisso, as construtores tem optado por esse tipo de material para, além de reduzir seus entulhos, otimizar o tempo de execução de determinada obra. Vale lembrar que a otimização na execução também gera uma redução considerável no custo total de uma empreitada, tornando a utilização dos materiais pré-fabricados muito mais atrativa para as construtoras.

Atualmente, as grandes empresas buscam maior produtividade e qualidade dos materiais utilizados com objetivo de reduzir o custo envolvido na operação, gerando uma modernização do mercado. A escolha por um modelo alternativo de construção civil se deu por esses fatores, trazendo consequências como o aprimoramento dos processos e exigindo cada vez mais capacitação de seus profissionais.

É possível apontar influências positivas claras no desenvolvimento econômico do setor geradas por um sistema que possibilita a redução de custos e dinamismo na execução de projetos. Através desse dinamismo, as empresas passam a concluir seus projetos com menos tempo, partindo mais rápido para novas empreitadas e movimentando o mercado de construção civil. Aumentando a produção, aumenta-se também a busca por novos profissionais da área, abrindo novas possibilidades no mercado tanto para o desenvolvimento do trabalho quanto para a modernização e utilização de métodos e materiais que favorecem a sustentabilidade, redução de custos, otimização de processos e soluções criativas para todo um setor.

Vantagens da industrialização para a construção civil

Na construção civil, o engenheiro busca soluções criativas para problemas comuns encontrados nos canteiros de obra, chegando a novas soluções arquitetônicas. A utilização dos materiais pré-fabricados traz uma modernidade necessária para que isso seja possível, além de ser conhecido por sua durabilidade, reduzindo as patologias e, consequentemente, os custos da empreitada. Esse fato se deve ao rigoroso padrão de qualidade imposto por normas técnicas que garantem as boas condições estruturais desses materiais.

Portanto, a industrialização da construção civil mostra-se extremamente importante, pois traz uma infinidade de vantagens que podem deixar as empresas mais competitivas enquanto investem em um modelo ambientalmente responsável, favorecendo a execução mais rápida de um cronograma de obra.

Saiba um pouco mais sobre o que a FIXO Equipamentos pode oferecer para sua obra aqui.

 




© 2017 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!