Montagem e segurança do andaime fachadeiro

montagem
13 junho 2017 / Por: Equipe FIXO

Depois de falarmos sobre vários aspectos do andaime fachadeiro, chegou a hora da montagem. Como montar corretamente? Hoje, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a saber por onde começar esta tarefa.

O andaime fachadeiro é uma das opções de equipamento para serviços de alvenaria, acabamentos e manutenção de fachadas. Uma de suas principais vantagens é permitir vários de tipo de trabalhos simultâneos, já que as plataformas podem atuar em todo o perímetro.

Existem dois tipos de andaimes no mercado: o modular e o multidirecional. O primeiro é o mais comum entre as obras e o segundo é mais utilizado em fachadas irregulares, podendo ser montado em diversos ângulos.

Vale lembrar que a montagem dos andaimes, feita em módulos, deve atender os requisitos de segurança da Norma Regulamentadora nº18. Todos os trabalhadores devem ser qualificados e ter recebido treinamento específico para cada operação. Na hora da compra ou locação, é importante que se verifique o cumprimento da NBR 6.494, que regulamenta a fabricação dos componentes do equipamento.

Montagem e segurança dos andaimes fachadeiros

Primeiramente, a atenção deve ser dada à primeira plataforma de trabalho que deve estar nivelada. Para isso, deve-se montar os quadros que servem de base para medir todos os eixos do andaime. Os ajustes são realizados através das sapatas ajustáveis. Veja a seguia as orientações:

Terreno

O tipo de terreno determinará onde o andaime será assentado e qual tipo de sapata deverá ser encaixada nos postes dos quadros.

Apoio

Caso o terreno em questão não seja firme suficiente, pranchões de madeira deverão ser fixados às sapatas. Dessa forma, a concentração de peso nos postes da torre serão diminuídos.

Fixação

O andaime deve ter sua estrutura presa por meio de cabos de aço, que podem ser amarrados nos próprios pilares da estrutura ou em elementos próprios para fixação caso o edifício esteja em fase de construção ainda. Segundo a NBR 6.494, estes elementos devem ser feitos a cada 6m, tanto na vertical quanto horizontal.

Tela de proteção

Este tipo de equipamento exige uma proteção com tela de arame galvanizado ou com algum material de resistência e durabilidade equivalentes desde a primeira plataforma até pelo menos 2m acima da última. O ideal é que estas telas sejam ancoradas nas estruturas do prédio para que ventos não comprometam a estabilidade.

Segurança

Nesta parte, é de extrema importância que sejam respeitadas as especificações do fabricante com relação às cargas máximas permitidas. As cargas devem ser distribuídas sobre as plataformas uniformemente, evitando concentração de peso principalmente nos vãos dos andaimes, e não devem obstruir a circulação de pessoas.

Além disso tudo, é imprescindível que os operários estejam usando EPIs (equipamentos de proteção individual) e o acesso às plataformas deve ser feito por meio de escadas incorporadas à estrutura do andaime.

Aproveite para conferir nossa página de produtos e confira mais dicas em nosso blog. 🙂




© 2017 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!