Os escoramentos: O que são?

escoramentos-metálicos
27 agosto 2018 / Por: Equipe FIXO

Os escoramentos são um dos equipamentos mais tradicionais e mais utilizados na construção civil. O equipamento é fundamental para possibilitar diversas construções, sendo mais utilizado para permitir a execução de obras enterradas. Ou então, o assentamento de tubulações embutidas no terreno.

Os escoramentos metálicos são estruturas usadas de maneira provisória durante a construção de um edifício. Primeiramente colocado nas obras para substituir o caibro 3”x3” (3 por 3 polegadas), também conhecido como  “perna de três”. Portanto, os escoramentos vieram compor, com as torres tubulares de encaixe rápido, os jogos de escoras metálicas. Material de uso indispensável para construção de lajes de edifícios e também os reescoramentos das lajes já concretadas.

O que são os Escoramentos?

Os escoramentos variam de acordo com sua altura de trabalho, medidas e quantidade de carga suportada. São compostos por dois tubos de diâmetros diferentes que se encaixam telescopicamente para se regularem conforme a altura determinada. O tubo mais fino, conhecido também como “flauta”, tem furação a cada 15cm e é responsável pelo ajusteda altura. Já o tubo com diâmetro maior, possui uma placa de base na parte inferior apoiada no solo e um copo com rosca na parte superior que se une com a flauta. Portanto, esse copo com rosca é responsável pelo milimétrico da altura da escora.

Então, as torres tubulares de encaixe rápido são compostas por quadros tubulares verticais contraventados por diagonais em “x”. Porque desta forma o conjunto formado por dois quadros e duas diagonais comporão um módulo da torre de escoramento.

Atualmente, o mercado tem adotado o emprego dos andaimes multidirecionais com sistema de encaixe através de rosetas de travamento. Equipamento mais conhecido internacionalmente por “ring-lock”. Os andaimes multidirecionais tem capacidade de carga superior às torres tubulares de encaixe e são fabricados com aço de alta resistência, recebendo tratamento anticorrosivo e galvanização a fogo.

Todo projeto de escoramentos deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado conforme estabelece a nr-18. Portanto, para conhecer mais e adquirir este produto para sua obra, clique aqui!

 

Então, saiba mais sobre este e outros produtos da FIXO Equipamentos, clique aqui!

 




© 2018 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!