Palácio Guanabara

A obra de recuperação e restauração do Palácio Guanabara no Rio de Janeiro foi executada pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A, que contratou a FIXO EQUIPAMENTOS para solucionar os problemas de acesso aos locais de trabalho e fornecer os equipamentos adequados para tal necessidade.

As principais dificuldades surgiram com as restrições no apoio e fixação dos equipamentos em decorrência do estado de deterioração de certos locais em função da idade da construção. Em grande parte dos prédios essas dificuldades foram superadas em função da baixa altura dos telhados com relação ao solo, onde os andaimes foram apoiados. O grande desafio ficou reservado para as cúpulas do palácio, cujo telhado lateral e as lajes

internas estavam incluídos na relação de objetivos a serem restaurados.

A solução encontrada foi a execução de uma estrutura tubular mista, onde a base era composta de andaimes fachadeiros de encaixe fixados com tubos e braçadeiras, travados superiormente por treliças tubulares com 2,20 metros de altura e 17,00 metros de vão livre. Além de interligar os andaimes fachadeiros laterais, sustentava penduradas todas as plataformas de acesso a qualquer parte do telhado das cúpulas.

Cabe salientar que, apesar da característica incomum da solução encontrada, as normas de segurança no trabalho foram rigorosamente obedecidas no que se refere às proteções anti-quedas e as condições ergonômicas de atuação dos trabalhadores.

© 2017 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!