Tipos e perfis de aço para estrutura metálica de edifícios

tipos
1 junho 2017 / Por: Equipe FIXO

A construção de edifícios com estrutura  metálica é uma tecnologia recente no Brasil. Por causa disso, alguns arquitetos e engenheiros possuem dificuldade para se adaptar, já que estão acostumados com as estruturas de concreto. Hoje, falamos sobre tipos e perfis de aço que cada vez mais vem sendo utilizados.

Alguns motivos comos os abaixo fazem com que profissionais optem pelas estruturas de aço :

– Meio ambiente onde as estruturas se localizam,
– Previsão do comportamento estrutural de suas partes, devido à geometria e aos esforços solicitantes.
– Meio industrial com atmosfera agressiva à estrutura,
– Proximidade de orla marítima, e
– Manutenção necessária e disponível ao longo do tempo

Estes fatores influenciam a escolha de diversas maneiras, dentre eles as condições ambientais, peças comprimidas com elevado índice de esbeltez ou peças fletidas em que a deformação é fator preponderante.

No caso de peças com baixa esbeltez e onde a deformação não é importante, fica mais econômica a utilização dos aços de alta resistência.

Tipos de aços utilizados no Brasil

No Brasil, os aços estruturais são produzidos segundo normas estrangeiras (como ASTM e DIN) ou fornecidos segundo denominação dos fabricantes. Confira abaixo quais são os tipos disponíveis:

Perfis para colunas

Colunas de edifícios são dimensionadas à compressão. Logo, os perfis utilizados são os que possuem inércia significativa também em relação ao eixo de menor inércia, como é o caso dos perfis “H” que têm largura da mesa, igual ou próxima à altura da seção.

Perfis para vigas

Os perfis de aço utilizados nas vigas dos edifícios são dimensionados levando em consideração a mesa superior travada pelas lajes. Dessa forma, as vigas não estarao sujeitas ao fenômeno da flambagem lateral com torção.

Já as vigas bi-apoiadas, costuma-se usar as mistas onde o perfil em aço trabalha com a laja, tornando-se uma solução mais econômica.

Perfis para os contraventamentos

As seções dos perfis para contraventamentos costumam ser leves. Sua escolha leva em conta a esbeltez e a a resistência aos esforços normais. No caso de edifícios a esbeltez das peças tracionadas principais é limitada a 240mm e das comprimidas limitadas a 200mm.

Lajes de Piso

Neste caso, as lajes são ancoradas às mesas superiores das vigas através dos conectores para originar a “viga mista”.

Conectores

Os conectores têm a função de transmitir os esforços de cisalhamento longitudinal entre a viga de aço e a laje, no funcionamento da viga mista.

Dentre os vários tipos de conectores, os mais usados são o pino com cabeça e o perfil “U”.

Aproveite para conferir os produtos da Fixo! 😉 http://fixoequipamentos.com.br/produtos/

 




© 2017 FIXO ANDAIMES E EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL • (21) 2112-5744 whatsapp fixo equipamentos 99100-6358 • contato
Criação e produção Get It!