O andaime (andaime tubular ou fachadeiro) é um equipamento largamente utilizado na construção civil para a execução de serviços nas fachadas dos edifícios em construção, manutenção ou reforma. Permite movimentação fácil e segura dos operários nos diversos níveis de trabalho e facilita a colocação das telas de proteção exigidas pelas normas de segurança vigentes.
O andaime possui componentes verticais denominados quadros verticais e componentes horizontais de apoio e proteção, que são os pisos metálicos (apoio) e os guarda corpos e rodapés (proteção).
Os pisos metálicos possuem superfície antiderrapante e são fixados de modo seguro e resistente. Os guarda corpos são testados e aptos a suportar os esforços dos operários no apoio lateral.
PARA COMPRAR ANDAIMES NOVOS E SEMINOVOS, CLIQUE AQUI
A norma nr-18 estabelece a colocação de dois guarda corpos com distâncias de 0,70 metros e 1,20 metros do chão, respectivamente. Os rodapés tem altura mínima de 0,20 metros e são colocados em todo perímetro do andaime.
O andaime é uma estrutura de encaixe com montagem rápida e segura. Os quadros verticais são contraventados por diagonais em “x”, de modo que o conjunto formado por dois quadros, duas diagonais, piso metálico, rodapé e dois guarda corpos compõe um módulo.
O andaime, assim como os demais equipamentos, deve ser calculado por um profissional legalmente habilitado, de forma que nos projetos executados sejam considerados todos os esforços atuantes, tais como: quantidade de níveis de trabalho, quantidade de amarrações por metro quadrado de fachada, carga nos postes, número de diagonais por nível de trabalho e eventuais sobrecargas que possam ocorrer em decorrência da atividade a ser realizada.