Bandeja de Proteção Secundária
Por: Redator - 19 de Dezembro de 2018
Em obras de edifícios com mais de quatro pavimentos ou altura é obrigatório a instalação de bandeja de proteção secundária. Além disso, este dispositivo de segurança consta na NR 18 para a proteção coletiva contra quedas de alturas. A bandeja de proteção secundária é fixada nas faces externas das vigas com ganchos e assim, evita quedas tanto de pessoas quanto de materiais. Essas estruturas também servem para impedir que objetos ou pedaços de entulho alcancem o chão em caso de queda. Portanto, está proteção serve para evitar o risco de pedestres e veículos que circulam próximos à obra de se acidentarem. Ela também é afixada acima do aparalixo, que fica no primeiro pavimento e a cada 3 pavimentos edificados ou enquanto estas áreas não estiverem fechados por paredes.
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE BANDEJA DE PROTEÇÃO SECUNDÁRIA?
As bandejas de proteção, juntamente de sua estrutura de apoio, podem ser metálicas ou, como maioria das vezes, de madeira. Geralmente, o fechamento feito com telas para evitar problemas nos arredores. A NR 18 exige que elas sejam feitas com material resistente e que não sejam sobrecarregadas. A construção de edifícios com pavimentos no subsolo também precisam de proteção adicionais, instaladas a cada duas lajes. Devemos nos atentar também que, todo o perímetro da edificação deve ser fechado com telas a partir da plataforma principal. A tela serve como barreira à queda de materiais e ferramentas. Ela é instalada entre a extremidade de duas bandeja de proteção secundária e só pode ser retiradas juntas.
AS BANDEJAS DE PROTEÇÃO SECUNDÁRIA DA FIXO
As bandejas de proteção da FIXO Equipamentos são fabricadas dentro das normas NR18 com 1,40m em balanço horizontal e complemento de 0,80m, inclinadas a 45º. Além disso, são estruturas tubulares, compostas de quadros de encaixe rápido, tubos, braçadeiras, treliças tipo escada, vigas metálicas e pranchões ou placas de compensado. São montados e fixados no entorno das construções, proporcionando assim uma estrutura de proteção secundária ao Aparalixo.
Reiteramos que a instalação da bandeja de proteção secundária é obrigatória e na FIXO Equipamentos se atende a norma reguladora NR-18, que exige a intervenção de um profissional legalmente habilitado para instalação e avaliação das cargas atuantes e as resistências dos materiais. Saiba mais sobre nossos produtos e serviços! Clique aqui!