PROJETADAS PARA FORNECER AOS OPERÁRIOS AS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS IDEAIS E SEGURAS DE TRABALHO
A plataforma de trabalho é composta de estruturas tubulares mistas compostas por tubos e braçadeiras ou quadros de encaixe rápido com diagonais de travamento, ou ainda, todos em conjunto. A plataforma de trabalho sustenta superfícies projetadas para fornecer aos operários as condições ergonômicas ideais e seguras de trabalho.
As plataformas de trabalho devem possuir superfície anti derrapante e proteção em todo seu perímetro através de guarda corpos e rodapés, conforme item 18.13.5 da NR-18.
A plataforma de trabalho pode ser fixa, apoiada sobre placas de base ajustáveis ou móveis sobre rodízios ou trilhos, conforme cargas de trabalho e objetivos pretendidos. Sua superfície pode ser projetada com a utilização de vários tipos de equipamentos, conforme objetivo e custo pretendido no projeto, tais como: vigas metálicas, treliças tipo escada, pisos metálicos de encaixe, pranchões, vigas de madeira ou compensado.
As estruturas tubulares de sustentação da plataforma de trabalho são construídas com equipamentos versáteis e podem ser projetadas para transpor eventuais obstáculos existentes.